14 julho 2012

Quatrocentas cidades de
Minas podem ficar sem TV

Pode chegar a 400 o número de cidades atingidas pela decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de suspender os equipamentos de recepção dos canais de televisão. O Hoje Em Dia mostrou, com exclusividade, na edição de sexta-feira (13), que os municípios de Papagaios e Maravilhas, na região Central do Estado, estão sem receber sinal de sete emissoras desde a última terça-feira (10). As cidades de Sete Lagoas, Jeceaba e Perdigão também tiveram dez transmissores desligados, atingindo cerca de 200 mil pessoas.

Segundo a Anatel, as emissoras de televisão de sinal aberto precisam de uma autorização dos Ministério das Comunicações para instalar os equipamentos de recepção. Sem a outorga, o sinal passa a ser considerado clandestino. “Fomos surpreendidos com a presença dos técnicos da Anatel, dizendo que iam lacrar a torre onde ficam os equipamentos de recepção. Tudo foi recolhido”, reclamou o chefe de gabinete da Prefeitura de Jeceaba, José Eustáquio Rezende.

Fora do ar
Com 6 mil habitantes e localizado a 126 km de Belo Horizonte, o município ficou sem o sinal das redes Record, Globo, SBT e Bandeirantes. O prefeito Júlio César Reis (PT) vai recorrer à Justiça. Ele passou a tarde de ontem em Belo Horizonte fazendo contato com advogados para entrar com uma liminar na Justiça Federal na segunda-feira.

O prefeito de Jeceaba teme que haja um aumento da violência na cidade. “Sem o que fazer em casa, as pessoas vão sair para beber nos bares, o que pode causar brigas”, declarou.

Em Paraopeba, na região Central do Estado, técnicos da Anatel retornaram ontem ao município, mas foram impedidos de entrar na área onde ficam os equipamentos de transmissão. Advogados da administração local estão preparando uma liminar para impedir que a agência retire os canais do ar.
A Associação Mineira dos Municípios vai se reunir na semana que vem para exigir da Anatel a suspensão da ação dos técnicos.
(Celso Martins - Do Hoje em Dia)

Nenhum comentário: